Meio ambiente ganha evento especial em São Gonçalo

O Campus São Gonçalo comemorou o Dia Mundial do Meio ambiente com um evento especial realizado no dia 5 de junho de 2023.

Na pauta, a discussão de diversos temas atuais, como mudanças climáticas, política de resíduos sólidos, agroecologia, saúde planetária e técnicas sustentáveis de arte urbana. Além das oficinas de plantio de árvores nativas, hortaliças e sementes para produção de mudas, foi pintado um lindo mural, através da arte do grafitti, que foi conduzida pelo grafiteiro Kdoum Graff e pela educadora popular Thaysa Santos.

No horário do almoço houve o lanche colaborativo, e dessa vez embalado pela banda Ciclanos e pelo grupo de dança If you dance, ambos formados por alunos do campus.

Ana Clara Ribeiro de Azevedo Costa -  aluna da Turma 307A do Curso Técnico em Química Integrado/autora do melhor desenho dos Jogos Internos 2022, e que ganhou o direito de ter seu desenho como arte central do Mural Agroecológico disse: “Estou muito feliz de fazer parte desse evento. É muito importante o incentivo da arte e do cuidado com a natureza, e isso foi incrivelmente ressaltado para os alunos do nosso campus. Agradeço à professora Carmelita pelo trabalho incrível”.

ALUNOS posam em frente a um muro pintado por eles

A docente Fernanda Lima foi taxativa: “O Dia Mundial do Meio Ambiente no nosso campus foi maravilhoso!! Eventos assim nos dão fôlego e inspiração para seguir buscando soluções, ainda que em pequena escala, para a desumanização do ser, para seu descolamento da natureza que nos permite a vida”.

Buscando diversidade em atividades e parcerias da comunidade, o evento começou a ser organizado com mais de dois meses de antecedência pela coordenadora, parceiros e alunos do projeto QUIAMA. Dessa forma, foi possível realizar além de meditação, pela manhã na abertura do evento, o jogo didático da sustentabilidade e o cine debate, com exibição do documentário "Meu pé de goiaba", que expõe o cenário ambiental do município de São Gonçalo, sendo produzido pelo Coletivo Ressuscita São Gonçalo.

Na roda de conversa que encerrou o dia, houve degustação de chá e pastas com PANCS (Plantas Alimentícias Não Convencionais).

Os pontos altos do evento foram o abraço ao campus pela paz nas escolas e a reinauguração do Horto Agroecológico.

Daniel Medeiros - Assentamento da Fazenda Engenho Novo e colaborador do Projeto QUIAMA falou das dificuldades do mundo moderno. “Para mim, a juventude tem crescido em um mundo cada vez mais desesperançoso, violentado, traumatizado e desigual. E vê que esse mundo tá aí tentando passar por cima de todo esse passado, de todas essas memórias, de todos esses povos e de toda a abundância de culturas.  É muito importante estar em contato com essa geração que cresce também dentro desse contexto e está rememorando os nossos processos, como que foi o ciclo de exploração e degradação do nosso meio ambiente. Então a gente precisa compreender que o olhar, ou o nosso suleador, até quebrando a palavra norteador, é a ancestralidade, é o tradicional, é a sabedoria e a tecnologia dos povos originários. A importância do Dia Mundial do Meio Ambiente no IFRJ campus São Gonçalo, pra mim foi poder tá trazendo essas memórias para essa juventude e  entender que nelas residem também nossos novos caminhos e outros mundos possíveis.

alunos realizam abraço simbólico na frente do campus

Durante a semana aconteceu a exposição da II Mostra de sementes, do Mural que falou sobre a Agenda 2030 da ONU e suas 17 ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), além da exposição em vídeo de PANCS.

Os projetos e instituições parceiras foram: Daniel Medeiros do Assentamento da Fazenda Engenho Novo, Larissa Lopes do Coletivo Mulheres da Parada, Guido Assis e Jennifer Dias do Coletivo Ressuscita São Gonçalo, professoras Cláudia Almeida e Simone Pureza do Projeto S.A.B.E.R (Saúde, Agroecologia, Biodiversidade, Educação Popular, e Resistência), professora Ingrid Fonseca do Projeto Respira IFRJ e Elis Assis, colaboradora do projeto QUIAMA desde 2022.

A organização também agradece a Jean Carlos do Chalé Agroecológico que presenteou o evento com mais de 50 mudas de hortaliças. “O nosso muito obrigado por todo apoio à coordenação de extensão, à direção e à prefeitura do campus São Gonçalo”.

A professora Carmelita da Silva, coordenadora do evento e do Projeto QUIAMA, disse “Quero fazer outro agradecimento especial e honroso a todos os alunos do projeto QUIAMA que trabalharam muito antes, para que esse evento acontecesse. Eles foram incansáveis, criativos, inovadores e muito, muito cooperativos. Tudo foi preparado com amor e dedicação”. Ela ressaltou que foi lindo observar o engajamento dos alunos, parceiros, professores e servidores nesse evento.

alunos mostram as mãos pintadas