II Seminário Socioambiental Angola - Brasil: Educação, meio ambiente, tecnologias e saúde

O IFRJ fará parte de uma comissão organizadora de evento internacional de cooperação acadêmica entre Angola e Brasil. O II Seminário Socioambiental Angola – Brasil Educação, Meio Ambiente, Tecnologias e saúde é uma iniciativa de pesquisadores de diversas instituições do Brasil e de Angola que integram a Rede Internacional de Extensão Universitária (RIEU). Este ano o evento irá acontecer nos dias 03 a 08 de junho na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, no campus de Dois Vizinhos.

Como partes integrantes da equipe organizadora as universidades brasileiras: UTFPR, USP, UFTM, UFPA, UFBA, IFRJ, UEMS e UENF estarão em parceria com a instituição de ensino superior angolana a Universidade do Namibe (UNINBE). O evento contará no total com 18 pesquisadores convidados, representando todas as regiões do Brasil e 14 pesquisadores angolanos de 3 províncias do país.

O evento trará uma ampla programação com palestras, oficinas, mesas redondas, sessões de comunicação, visitas técnicas entre outras atividades. O público-alvo é formado por professores e alunos da graduação e da pós-graduação, grupos de pesquisa, professores da educação básica, gestores e conselheiros municipais e demais profissionais vinculados ao campo da educação, meio ambiente, tecnologia e saúde.

Segundo os organizadores, o tema desta edição é “Extensão universitária internacional e práticas educativas no contexto socioambiental: como podemos por meio da educação ambiental e extensão enfrentar as mudanças climáticas?”.

Como um dos objetivos do evento, consta ainda, dar visibilidade à extensão universitária internacional e aos atores e grupos envolvidos para proporcionar a troca de conhecimentos entre as instituições envolvidas e compartilhar experiências entre ambos os países, propondo metodologias inovadoras e participativas na construção de projetos de extensão.

A reitoria do IFRJ através da Coordenação Geral de Relações Internacionais estimula a participação dos servidores para realizar a submissão de trabalhos, cujo prazo será até o próximo dia 10 de abril. Mais informações sobre a programação completa, eixos temáticos e realização de inscrição gratuita, acesse a https://doity.com.br/rieu2024.

No intuito de compor a Comissão Científica e contribuir com a avaliação dos trabalhos, serão convidados pesquisadores doutores vinculados ou não aos programas de pós-graduação, à Rede Internacional de Extensão Universitária (RIEU) e a outras instituições que desejem fazer parte da equipe. Para inscrição, é necessário que seja realizado o cadastro por meio do seguinte formulário: https://forms.gle/zndW3entC5x9rJhm6