IFRJ une esforços para retomar a obra do Bloco Pedagógico no Campus São Gonçalo

Em uma iniciativa conjunta, a equipe da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROAD) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) se reuniu com a equipe de direção do Campus São Gonçalo para traçar estratégias e viabilizar a retomada das obras de Reforma do Bloco Pedagógico. A obra, que teve início em 2020, sofreu uma paralisação em decorrência de desafios financeiros e administrativos, além dos problemas relacionados ao abandono da empresa que executava o serviço, mas agora se torna uma prioridade com a retomada dos investimentos pelo MEC.

O encontro entre os gestores resultou no alinhamento de um cronograma de trabalho que envolverá as equipes do campus e da reitoria, com o objetivo de agilizar o andamento das demandas e ações necessárias para a conclusão da obra na unidade de São Gonçalo.

Essa iniciativa está alinhada com a retomada de obras paralisadas no âmbito federal, como anunciado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que prevê investimentos de cerca de R$ 23 bilhões somente em 2023. Esse montante supera todo o valor investido durante a gestão anterior do governo federal. O Ministro da Educação, Camilo Santana, também assegurou que cerca de 4 mil obras paradas serão retomadas, abrangendo desde creches até campi de universidades e institutos federais de ensino superior.

O pró-reitor de Planejamento e Administração, Igor Valpassos, destacou a importância do alinhamento entre o IFRJ e o Ministério da Educação (MEC) para garantir a liberação dos recursos necessários à retomada das obras no Campus São Gonçalo. "Após concluir os estudos em conjunto com a equipe de engenharia, a Direção de Administração do campus conduzirá uma força-tarefa para possibilitar a retomada ainda neste semestre. A PROAD dará todo o suporte e acompanhará cada etapa para que as obras sejam finalizadas até o primeiro semestre de 2024", disse.

Os engenheiros Gabriel Chagas Seixas e Marcela Rocha Tortureli de Sá foram designados para a fiscalização da obra. Ambos se dedicaram intensamente à elaboração dos documentos essenciais para essa retomada, incluindo o Mapa de Riscos, os estudos preliminares relacionados à contratação e o projeto básico para a reinicialização do contrato com a empresa responsável pela conclusão da obra.

O projeto de reforma prevê a criação de novas salas de aula, uma biblioteca, um auditório e um restaurante (bandejão) destinado aos estudantes e servidores, além de novos ambientes para os funcionários. O reitor Rafael Almada conduziu a reunião e ressaltou: "Essa reforma, um desejo desde 2015, é uma conquista importante para o IFRJ. Com o apoio do governo federal, a instituição está comprometida em concluir essa obra tão necessária para o Campus São Gonçalo".

A parceria entre o Campus São Gonçalo e a Reitoria fortalece o compromisso do IFRJ em oferecer uma estrutura educacional moderna e adequada para toda a comunidade acadêmica. A retomada das obras representa um passo significativo em direção a um futuro promissor para o Campus São Gonçalo, impactando positivamente na oferta de novos cursos e nas matrículas, contribuindo para a expansão e o aprimoramento da qualidade do ensino na região. O esforço conjunto das equipes demonstra o empenho e dedicação do IFRJ em oferecer uma educação de excelência e proporcionar um ambiente acolhedor e propício ao desenvolvimento de seus estudantes e servidores.