Logo IFRJ

IFRJ participa da Reunião Geral do Fórum de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio

Representantes do IFRJ estiveram presentes na Reunião Geral do Fórum de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio, realizada na manhã desta terça-feira (27/02) no auditório da Alerj. O encontro foi transmitido ao vivo pelo Canal do Fórum da Alerj no Youtube.

Na ocasião, foram recolhidas as sugestões de temas prioritários que deverão estar na pauta das oito Câmaras Setoriais ao longo do ano, trazidas pelos mais de 400 membros e presidentes das 67 entidades que compõem o Fórum da Alerj, entre elas o IFRJ. Além de apresentar os resultados do trabalho realizado em 2023, houve um debate sobre os impactos das chuvas de verão no desenvolvimento socioeconômico do estado do Rio de Janeiro.

“A agenda de 2024 traz desafios e oportunidades para o desenvolvimento do estado, sendo a participação do IFRJ uma forma de alinhar a educação nas discussões. A participação do IFRJ reflete o comprometimento da instituição com a construção de políticas públicas”, disse o reitor do IFRJ, Rafael Almada.

O que é o Fórum – Mobilização, estudos e ação: são essas as palavras-chave do Fórum. Criado em 2003 pela ALERJ, o Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro tem como foco promover inovações e ampliar a participação dos cidadãos no aperfeiçoamento das políticas públicas a partir da interação constante entre academia, setor produtivo e Poder Legislativo.

Dos debates permanentes nas câmaras setoriais e debates no Plenário da ALERJ, em que são apresentados os estudos mais recentes realizados pelas instituições que o compõem e pelo governo estadual, surgem modelos de boas práticas, propostas de desburocratização e de alteração da legislação estadual, além de atos em defesa do estado do Rio. Aqui, a informação é base para tomada de decisões.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS