Logo IFRJ

IFRJ Participa das Conferências Preparatórias da 5ª CNCTI na UERJ

O Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) marcou presença nas conferências preparatórias da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), realizadas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) entre os dias 14 e 16 de março. 

A delegação do IFRJ, coordenada pelo professor do Campus Volta Redonda Marco André Pacheco, contou com a participação de docentes e estudantes dos campi Volta Redonda e Pinheiral, além do diretor-geral do campus São João de Meriti, Rodney Albuquerque. O apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação garantiu transporte e alimentação para todos os estudantes presentes.

Segundo Pacheco, as conferências visam levantar propostas para serem debatidas durante a CNCTI, agendada para ocorrer de 4 a 6 de junho em Brasília, marcando o retorno da democracia e participação popular nas políticas públicas do país. Durante o evento, será produzida a Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação para o período de 2024 a 2030. 

A conferência "Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social", teve seu painel coordenado pelo secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do MCTI, Inácio Arruda, enfatizando a importância da ciência para o desenvolvimento nacional. Temas como Tecnologia Assistiva, Economia Solidária, Tecnologia Social e Educação Científica e Popularização da Ciência foram abordados. Pacheco apresentou propostas como a criação do Fundo Nacional de Popularização da Ciência e da Rede Nacional de Comunicação Pública da Ciência, recebendo aplausos entusiasmados do público. 

A conferência "Mais Meninas e Mulheres nas Ciências: Por uma Agenda de Igualdade e Interseccionalidade" também levantou propostas para promover a equidade de gênero na ciência em painéis importantes que discutiram temas como financiamento e estereótipos de gênero.

A presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e do secretário Inácio Arruda, entre outras autoridades, destacou a importância do evento. 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS