IFRJ lança nova Plataforma para Avaliação de Reconhecimento de Saberes, promovendo agilidade e transparência

O Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) deu um importante passo na valorização dos seus docentes ao lançar, na última quarta-feira, 28 de junho, a nova plataforma para a concessão de Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC). Desenvolvida pela Diretoria de Gestão e de Tecnologia da Informação e Comunicação (DGTIC) da Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional e Valorização de Pessoas (PRODIN), essa iniciativa tem como objetivo agilizar o processo de avaliação e oferecer maior acessibilidade aos avaliadores, possibilitando uma retomada mais eficiente das concessões de RSC.

A nova plataforma representa um avanço significativo em termos de agilidade e possibilidades de demanda para os avaliadores e membros da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD). A PRODIN desempenhou um papel crucial nesse processo, atualizando o regulamento e mobilizando um grupo de trabalho para revisar os normativos, com base na Resolução CPRSC n.º 3, de 8 de junho de 2021. Essa resolução estabelece pressupostos, diretrizes e procedimentos para a concessão de Reconhecimento de Saberes e Competências aos docentes da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. As mudanças no regulamento foram referendadas pela Resolução n.º 126/2023, aprovadas ad referendum pelo Reitor e homologadas pelo Conselho Superior do IFRJ.

O lançamento do novo site tem como principal objetivo acelerar o andamento das demandas relacionadas aos processos de concessão de RSC. A iniciativa visa facilitar todo o procedimento de concessão, seguindo critérios transparentes e ágeis, fortalecendo a instituição como um todo.

Desde o início de 2023, já foram abertos 24 processos de reconhecimento de saberes de professores de diversas áreas, e a retomada da plataforma certamente contribuirá para um fluxo mais eficiente e ágil desses processos. O IFRJ reforça seu compromisso com a valorização e o reconhecimento dos docentes, proporcionando um ambiente propício para o desenvolvimento profissional e acadêmico.

A retomada da plataforma para a concessão de Reconhecimento de Saberes e Competências representa mais um passo importante na busca pela excelência no ensino e na valorização dos profissionais do IFRJ. Com essa iniciativa, o instituto reafirma seu compromisso em promover a melhoria contínua e o reconhecimento dos saberes adquiridos ao longo da trajetória acadêmica e profissional dos docentes. A Diretoria de Gestão e Valorização de Pessoas (DGP) já mobilizou as equipes e até o final do próximo mês aguardará os processos oriundos da CPPD.

Para obter mais informações sobre o Fluxo de Gestão de Pessoas PN.DGP - 31, que regulamenta o processo de Reconhecimento de Saberes e Competências,acesse: http://wiki.ifrj.edu.br/processos/gestao_de_pessoas/#diagram/e8786f35-0342-446b-9e31-d31cd32e0046

A nova plataforma está disponível para membros da CPPD e avaliadores do IFRJ através do link: https://rsc.ifrj.edu.br.