Giro de Noticias de Pinheiral

Os Centros Acadêmicos dos cursos superiores do Campus Pinheiral estiveram unidos na campanha "Universitários Sangue Bom", promovida pela Coordenadoria de Juventude da cidade de Volta Redonda, com o objetivo de abastecer bancos de sangue do Núcleo de Hemoterapia do Hospital São João Batista (VR).

No dia 21/03, 17 estudantes dos cursos de Agronomia, Licenciatura em Ciências Biológicas e em Computação participaram da campanha, que contaram também com a participação das professoras Morgana Leal e Glaziele Campbell da Silva e o engenheiro Agrônomo, Alexandre de Donato. A ação foi impulsionada pela Coordenação de Extensão do Campus Pinheiral, que organizou, também, a logística do transporte aos estudantes.

Para Katya Aguiar de Souza, Assessora de Projetos da Coordenadoria de Juventude de Volta Redonda, movimentos como esse incentivam a doação de sangue entre os jovens e os mobilizam para se tornarem doadores periódicos.

A captação de sangue do Núcleo de Hemoterapia do Hospital São João Batista é feita das 7h às 13h, de segunda-feira a sexta-feira. O núcleo fornece bolsas de sangue aos hospitais de Volta Redonda, Pinheiral e Piraí.

ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL CELEBRA O DIA MUNDIAL DA ÁGUA
Em comemoração ao Dia Mundial da Água, 22 de março, estudantes do 1º ano do curso técnico em Meio Ambiente participaram de atividades de Educação Ambiental no dia 18 de março. Os estudantes plantaram espécies florestais nativas da Mata Atlântica às margens do Ribeirão Cachimbal e discutiram sobre os serviços ecossistêmicos oferecidos pelos rios. A atividade foi promovida pela coordenação do curso técnico em Meio Ambiente e contou com o suporte da Direção de Apoio Técnico ao Ensino e Produção (DATEP).

alunos na beira de um rio

ESTUDANTES PALESTRAM SOBRE O TEMA "FLORESTAS E INOVAÇÕES"  EM BARRA MANSA
No Dia Internacional das Florestas, 21/03, os estudantes do 1º ano do curso técnico em Meio Ambiente, Arthur Magalhães e Larissa Ribeiro, palestraram sobre o tema: “Florestas e Inovações” para um público de 120 estudantes do 8º e 9º ano do Colégio Municipal Washington Luiz. A atividade aconteceu no Parque Municipal de Saudade, em Barra Mansa.

Arthur e Larissa, egressos de escolas municipais de Barra Mansa, relataram, ainda, a experiência de estudar no Campus Pinheiral, em meio à vegetação e com o contato com a fauna e a flora. Para o professor Lucas Peres Guimarães, a atividade da palestra — proposta da disciplina Biologia aplicada ao Meio Ambiente — foi, também, uma oportunidade de divulgação do Campus Pinheiral. Na oportunidade, os estudantes conheceram a vice-prefeita de Barra Mansa, que também é secretária de Educação, Fátima Lima, o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, e a gerente de Educação Ambiental, Maira Oliveira.

aluno apresenta trabalho em sala de aula

EQUIPE DE BASQUETE SE PREPARA PARA OS JOGOS DOS INSTITUTOS FEDERAIS
A equipe de basquete do Campus Pinheiral participou de um amistoso no Campus Duque de Caxias, acompanhada pela professora Gabriela Souza, no dia 19 de março. As equipes dos campi Pinheiral e Duque de Caxias estão se preparando para os Jogos dos Institutos Federais, o evento esportivo mais importante da Rede Federal, que, neste ano, acontecerá em Alagoas com a participação de equipes de todo o Brasil. Na visita, os estudantes do Campus Pinheiral conheceram o projeto de treinamento de basquete do Campus Duque de Caxias.

Participe dos treinos de basquete preparatórios para os Jogos dos Institutos Federais!

Treinos das equipes feminina e masculina:

- Segundas-feiras, às 12h

- Quartas-feiras, às 14h30

ESTUDANTE DO CAMPUS PINHEIRAL EM INTERCÂMBIO EM PORTUGAL
O estudante da Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Pinheiral, Ítalo Martins de Oliveira, está em Portugal. Ele foi selecionado para participar do semestre letivo de 2024.1 no curso de Engenharia do Ambiente, no Instituto Politécnico de Viseu, através de um edital do IFRJ de mobilidade acadêmica internacional.

foto de rosto do aluno

“Estou em Viseu realizando um sonho através da educação. Sou muito grato ao IFRJ pela oportunidade de estar aqui em Portugal, obtendo uma formação acadêmica e pessoal, que só está sendo possível pelo investimento maravilhoso que possibilita a oferta de uma educação pública de qualidade, ” declarou o estudante.

Práticas laboratoriais, trocas de experiências com professores e estudantes, visitas culturais e ainda tem muito por vir até julho deste ano. O intercambista relatou que já está participando de projetos na área ambiental na universidade portuguesa e tem apresentado ações do Campus Pinheiral com o potencial de aplicação também em Portugal. “Acredito que um dos grandes impactos positivos que a mobilidade acadêmica traz são essas trocas de experiências na educação, ciência e tecnologia, que é benéfica para todos. Estou extremamente feliz de fazer parte disso, ” analisou Ítalo.

ESTUDANTE DO CAMPUS PINHEIRAL É SELECIONADO PARA INTERCÂMBIO NA ESTÔNIA
Fábio da Silva Gouvêa Júnior, estudante do curso Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Pinheiral, foi selecionado para estudar um semestre na University OfTartu, na Estônia, em 2025.1.
A seleção aconteceu através de um edital de seleção da Rede de Assessorias Internacionais das Instituições de Ensino Superior do Rio de Janeiro. Através do programa de mobilidade acadêmica internacional do IFRJ, Fábio receberá uma bolsa auxílio para custear as despesas relativas ao intercâmbio.
Fábio declarou suas expectativas com o intercâmbio: conhecer um novo país, com novas culturas e novos métodos de ensino. “E quem sabe pensar melhor em um mestrado ou doutorado fora do país, ” finalizou.

aluno de jaleco de perfil em frente a uma mesa com aparelhos

Fonte: ASCOM Pinheiral