Solenidade de entrega da Medalha Tiradentes

 


 

*** Aconteceu em 2013 ***

 

Solenidade de entrega da Medalha Tiradentes e respectivo diploma da ALERJ – Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro a Academia de Letras e Artes de São João de Meriti – ALASJM.

 

 

Momento do recebimento da medalha tiradentes. Fotos enviadas por André Ceciliano.

 

 

Momento de Declamação de Poema pelo confrade Ney Santos. Foto enviada por André Ceciliano.

 

Dia D – 23/11/2013 - Aniversário de Fundação da ALASJM

Local: Paróquia São João Batista (Igreja da Matriz – Salão 4) - Praça Getúlio Vargas, s/nº, Centro, São João de Meriti.

 

Horário: 12:15 – 12:55

 

Diante o reconhecimento público por seu trabalho relevante pela cultura, letras e pelas artes na cidade, a ALASJM - Academia de Letras e Artes de São João de Meriti, receberá a medalha de Tiradentes e o respectivo diploma da ALERJ na cidade de São João de Meriti durante o FLIDAM, justamente no dia em que comemora seu segundo aniversário. A ALASJM, em conjunto com o IFRJ e a PMSJM é uma das realizadoras do FLIDAM.

Destaca-se que esta horaria foi proposta pelos deputados estaduais André Ceciliano, Bruno Correia, Carlinhos Moutinho, Iranildo Campos e Marcelo Simão mediante projeto de resolução nº 966/2013 e aprovada conforme Resolução nº. 811, de 2013.

 

Medalha Tiradentes premia talento, garra, iniciativa e dedicação ao Rio

Após o discurso de agradecimento, o homenageado recebe a medalha, que é colocada em seu peito. Os caminhos que levaram ao reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo agraciado são diferentes. Mas, existe um ponto em comum entre as 5.183 pessoas, civis e militares, representantes de grupos e instituições, que receberam a Medalha Tiradentes: segundo os parlamentares que as escolheram, todas prestaram relevantes serviços à causa pública. Desenhada às pressas para a comemoração do bicentenário da morte de Tiradentes, em 1992, a medalha que leva o nome do Alferes é a mais importante comenda do Estado do Rio de Janeiro. Criada por meio da Resolução 359, de 1989, a medalha possui o mesmo nome do prédio que abriga o parlamento fluminense e que foi construído no local da antiga Cadeia Velha, onde Tiradentes aguar-dou a leitura de sua sentença. Segundo o Regimento Interno, cada um dos 70 deputados tem o direito de conceder duas medalhas por ano. [...] A escritora Ana Maria Machado, que recebeu a medalha em 2001, fala em seu site da emoção de recebê-la: "No mesmo ano recebi a Medalha Tiradentes, da Alerj, e a Ordem do Mérito Cultural, da Presidência da República. Uma verdadeira consagração. Nem com uma varinha mágica uma fada-madrinha podia me dar isso", revela a escritora. Herói da Inconfidência Mineira inspira outras instituições O espírito de Tiradentes e de seu lema, resumido como "Liberdade ainda que tardia", inspirou outras instituições do País a conceder a medalha com o seu nome...

Fonte e saiba mais...

 

A composição da ALASJM durante o recebimento da medalha:

 

Ricardo Rodrigues
Carlos Lucchesi
Alex  Marques
Rejane Marques
Olga Mendrade
Otacílio Silva
Jaime Fialho
José Rolando
Zilda Ferreira
Rodney Albuquerque
Ronilson Muniz
Ney Santos
Denilson Marques
Gilberto Nunes

 

Fonte e saiba mais...

 

Medalha Tiradentes

Medalha Tiradentes


Fonte da Imagem: http://www.metododerose.org/blogdoderose/wp-content/uploads/2009/02/historico/image035.jpg?r=blogdoderose/wp-content/uploads/2009/02/historico/image035.jpg

 


Mesas de abertura e encerramento, premio orgulho e medalha tiradentes estão dispensadas de realização da inscrição e não dão direito a certificado de participação.

Desenvolvido em: Drupal
Sítio melhor visualizado em Mozilla Firefox
Equipe de desenvolvimento: DGTI - CODES

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Reitoria

Rua Pereira de Almeida, 88 - Praça da Bandeira - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20260-100 Telefone: (21) 3293-6000

Entre em contato conosco