Lavagem da Praça da Matriz

Condicionada a chegada do Trem do FLIDAM, previsto para às 08:59, esta é uma atividade cultural relacionada a uma caminhada de 400 m, totalizando 30 minutos, iniciando na estação de trem ao desembarcar pelo lado de São João e pela Rua Abdala Nádia (Também conhecida como Abdala Naja), passando pelas barraquinhas do comércio popular da Av. Dr. Arruda Negreiros, logo após virando a direira na Rua da Matriz e seguindo em frente até a Praça Getúlio Vargas (Praça da Matriz).

 

   

 

Percurso do cortejo para lavagem no FLIDAM

 

Clique aqui para ver o percurso da lavagem ampliado

 

Local de encontro: Estação de trem São João de Meriti / Pavuna (Lado de São João e pela Rua Abdala Nádia - Também conhecida como Abdala Naja).

Horário de encontro: 09:30

Horário de Saída: 10:10

 

10:10 – 12:15 – Apresentação artístico-cultural E2: Lavagem simbólica da Praça da Matriz com a participação do Afoxé Raizes Africanas, Fabrica do som e Guerreiros de Odé.

 

 




 

aconteceu em 2015



 

  

Dia E – 21/11/2015

 

Local de encontro: Estação de trem São João de Meriti / Pavuna (Lado de São João e pela Rua Abdala Nádia - Também conhecida como Abdala Naja).

Horário de encontro: 09:30

Horário de Saída: 10:10

 

 

10:10 – 12:15 – Apresentação artístico-cultural E2: Lavagem simbólica da Praça da Matriz com a participação do Afoxé Raizes Africanas e Guerreiros de Odé.

 

 

 


 

*** Aconteceu em 2014 ***

 

 

Dia E – 22/11/2014

 

Local de encontro: Estação de trem São João de Meriti / Pavuna (Lado de São João e pela Rua Abdala Nádia - Também conhecida como Abdala Naja).

Horário de encontro: 08:30

Horário de Saída: 09:10

 

09:10 – 11:15 – Apresentação artístico-cultural E2: Lavagem simbólica da Praça da Matriz com a participação do Afoxé Raizes Africanas e Guerreiros de Odé.

 

 


 

Lançamento do Estandarte do FLIDAM no Centro Cultural Cartola

O FLIDAM 2014 - II Festival Literário Internacional da Diáspora Africana de São João de Meriti realizou na noite do dia 04/11/2014, o lançamento do estandarte do festival. O evento foi realizado no Centro Cultural Cartola, na Mangueira. O evento contou com a presença de representantes dos realizadores do festival: O Instituto Federal do Rio de Janeiro, a Prefeitura da Cidade de São João de Meriti e a ALASJM – Academia de Letras e Artes de São João de Meriti. Além de apoiadores tais como O Renascença Clube, Casa de Cláudia, Os Guerreiros de Odé, o COMDEDINE-Rio, e a Casa da Cultura da Baixada Fluminense. Também prestigiaram o lançamento: Nilcemar Nogueira (neta de Cartola e Dona Zica), José Evangelista de Oliveira (Presidente do Renascença Clube), Mãe Lúcia de Oxum, Mãe Maria Moura, Mãe Marilena (Casa de Cláudia), Fernanda Braga (Subsecretária de Cultura de São João de Meriti), Frei Tata e membros do Balé Baque. Esta foi mais uma das ações Pré-FLIDAM realizada em parceria com os apoiadores do Festival. O estandarte será conduzido durante o cortejo da lavagem da Praça da Matriz, atividade programada para o dia 22/11 no Festival, que inicia na central do Brasil às 08:00 com o Trem do FLIDAM.

 

Foto de Cláudia Pinho: Flidam 2014: Prof. Rodney Albuquerque (IFRJ), Fernanda Braga (Subsecretária de Cultura da PMSJM - Prefeitura Municipal de São João de Meriti), Frei Táta, Professora Dulce (COMDEDINE-Rio), Nilcemar Nogueira (neta de Cartola e Dona Zica - Presidente de Projetos Especiais), Mãe Lucia, Mãe Maria Moura, José Evangelista de Oliveira (Presidente do Renascença Clube).

 

Foto de Cláudia Pinho: Prof. Rodney Albuquerque (IFRJ), Mãe Maria Moura,  Nilcemar Nogueira (Neta Cartola - Presidente de Projetos Especiais - Cartola Centro Cultural), Professora Dulce (COMDEDINE-Rio), Frei Táta.

 

Foto de Cláudia Pinho: Estandarte FLIDAM

 

 


 

*** Aconteceu em 2013 ***

 

Dia D – 23/11/2013

 

Local de encontro: Estação de trem (Lado de São João e pela Rua Abdala Nádia - Também conhecida como Abdala Naja).

 

Horário de encontro: 08:30

 

Horário de Saída: 09:10

 

09:10 – 11:15 – Apresentação artístico-cultural D2: Lavagem simbólica da Praça da Matriz com a participação do Afoxé Raizes Africanas

 

Abaixo o registro fotográfico da lavagem:

 

Lavagem

Lavagem ocorrida no FLIDAM 2013 na Praça da Matriz, após a apresentação foram acolhidas no interior do Salão 4 para assitir a entrega de moções, medalha tiradentes e palestras. Fotos enviadas por Roberto Chahim.

Desenvolvido em: Drupal
Sítio melhor visualizado em Mozilla Firefox
Equipe de desenvolvimento: DGTI - CODES

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Reitoria

Rua Pereira de Almeida, 88 - Praça da Bandeira - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20260-100 Telefone: (21) 3293-6000

Entre em contato conosco