FLIDAMCINE - Mostra Temática de Cinema

Local: Paróquia São João Batista (Igreja da Matriz – Salão 4) - Praça Getúlio Vargas, s/nº, Centro, São João de Meriti - RJ.

 

Apresentação:

 

Dia B – 18/11/2015 - 19:00 às 22:00

 

 

  


 

*** Aconteceu em 2014 ***

 

 

Local: Cineclube de Guerrilha da Baixada. Polo Gastronômico - Ciclovia, Centro de São João de Meriti.

 

Apresentação:

 

Dia A – 18/11/2014 - 19:00 às 22:00

 

CINEGRADA

 

ÓNA – Coletivo Criativo de Rua
Sinopse: Um poeta realiza uma oferenda à Exu, mensageiro entre Orún e Aye, afim de libertar os caminhos da sua raça que até hoje sofre com um preconceito cultural e estético.
Ficção / 05:00 / 12 anos

Tempo de Criança - Wagner Novais
Sinopse: Uma construção poeticamente dramática sobre o cotidiano de uma menina, que tem que ser grande quando a mãe não está em casa.
Ficção / 12:18 / Livre

Homem digo nú – Tainá Rei
Sinopse: O filme Homem- digo nu retrata alguns contrastes, uma reformulação de significados: quem oprime agora está sendo oprimido, pessoas "de bem" fazem coisas "ruins"; pondo à prova que ninguém é totalmente bom ou mau e que as verdades não são absolutas.
Ficção / 04:44 / 14 anos

90 anos de Memória viva – IPEAFRO
sinopse: Para comemorar os 90 anos do professor Abdias Nascimento, o Arquivo Nacional e o Ipeafro realizaram uma grande exposição, para retratar as diferentes décadas do país e do mundo através da trajetória do homenageado. A obra de Abdias Nascimento e o acervo do Ipeafro compõem um rico tesouro de referências sobre a memória, a história, a ancestralidade de matriz africana, o legado de conhecimento e tecnologia desenvolvido na África e a epistemologia simbólica de sua religiosidade. Abrangem também a luta dos afrodescendentes escravizados no Novo Mundo por liberdade, cidadania e direitos humanos.
Documentário / 18:00 / Livre

Preto velho Dona Creuza – Canal Molambo
sinopse: O filme "Preto Velho - Dona Creuza" mostra um pouco do legado da oralidade na difusão da memória e do conhecimento deixado pelo povo africano e incorporado à cultura brasileira. A narrativa é conduzida pelo empoderamento da palavra de anciões presentes em espaços populares do Rio de Janeiro, principal destino de africanos escravizados na diáspora.
Documentário / 06:05 / Livre

Mc Magalhães, uma lenda viva do funk - Marcelo Gularte
Sinopse: Mc Magalhães, também é muito conhecido por ser um performático vendedor ambulante, sua intervenção urbana já atravessa gerações e muitas curiosidades e diversas lendas são bem conhecidas a seu respeito. Magalhães se tornou uma figura muito admirada entre os funkeiros, e com sua excentricidade, circunvaga as ruas do Rio.
Documentário / 14:43 / Livre

Canções de Liberdade – David Aynan
Sinopse O documentário Canções de Liberdade, aborda a realidade da Comunidade Quilombola de Bananeira da Ilha de Maré / Bahia. Seu Djalma, uma das lideranças da Comunidade e do Movimento de Pescadores de forma poética, conta através das músicas os problemas vivenciados pela comunidade e a forma como tem se dado a luta pelo processo de Titulação da Terra e a preservação da Ilha.
Documentário / 05:50 / Livre

Cafune na laje - Léo Lima
sinopse : O Coletivo Cafuné na Laje é um movimento independente de arte-educação atuante no Rio de Janeiro, constituído de facilitadores que buscam otimizar o processo de aprendizado organizando estratégias autônomas de ensino.
Ficção / 10:00 / Livre

Alma no olho - Zózimo Bulbul
Sinopse: Metáfora sobre a escravidão e a busca da liberdade através da transformação interna do ser, num jogo de imagens de inspiração concretista.
Ficção / 11:06 / Livre

Waldir Onofre encena- Kakacarlos Teixeira
Sinopse: Waldir Onofre em cena, apresenta o primeiro cineasta negro, filho da Zona Oeste, em Campo Grande apaixonado pelo seu bairro.
Documentário / 14:13 / Livre

Suburbio e o Centro - Canal Molambo
O Subúrbio é o Centro é um projeto de pesquisa que visa investigar como os bairros do subúrbio foram influenciados culturalmente pela região portuária da cidade, conhecida como Pequena África. Esse curta usa a Festa da Penha como dispositivo para mostrar os diversos imaginários construídos em torno das festividade, e como os moradores da Pequena África ocuparam uma festa de origem portuguesa e católica.

Pintando a Vila - Guilherme Junior
MODU - Movimento Desabafo Urbano é um grupo de amigos oriundos da Vila Kennedy que fazem intervenções artísticas e culturais na comunidade. Esse movimento tem o hip hop e o grafiti como peças fundamentais para a inclusão social de jovens do bairro e adjacências da zona oeste do Rio de Janeiro. Uma dessas intervenções virou um documentário de 12 minutos do diretor Guilherme Junior, no qual componentes do coletivo MODU falam o quão importante é entreter e conscientizar as pessoas através da arte.


 

 


 

 

 

 


 

*** Aconteceu em 2013 ***


Local: Sala de Cinema da Casa da Cultura, Rua Machado de Assis, s/nº, Quadra 84, Lote 12, Vilar dos Teles, São João de Meriti.


Dia B – 21/11/2013 - 16:00 às 21:00

A DONA IROSNILDES (1’29” minutos)
Curta Metragem produzido pelo Cinema de Guerrilha da Baixada (Grupo de Cinema de São João de Meriti.ABDIAS, RAÇA E LUTA (2012, 60 minutos)
Direção de Maria Maia. TV SenadoIntervaloGIGANTES DA ALEGRIA (12’02” minutos)
Curta Metragem produzido pelo Cinema de Guerrilha da Baixada (Grupo de Cinema de São João de Meriti)ABDIAS NASCIMENTO MEMÓRIA NEGRA (2008, 90 minutos)
Com Roteiro e direção de Antônio Olavo. Este filme documentário conta a trajetória de Abdias Nascimento, histórico militante negro nascido em 1914, cuja obra e atuação política ao longo do século XX são essenciais para a compreensão da importância do negro na sociedade brasileira. Tendo como eixo central um depoimento gravado em 2005, o filme registra passagens importantes da longa trajetória de vida de Abdias do Nascimento em defesa do povo negro, intercalando sua narrativa com fatos marcantes da organização do Movimento Negro no Brasil, que se tornaram referências para várias gerações.IntervaloABDIAS NASCIMENTO MEMÓRIA VIVA, (2006, 24 minutos)5X FAVELA - AGORA POR NÓS MESMOS (2010, 96 minutos)
Dirigido por grupo de jovens cineastas moradores de favelas do Rio de Janeiro e produzido por Carlos Diegues e Renata de Almeida Magalhães


Dia C – 22/11/2013 - 16:00 às 21:00

O NOME DA MÃE (5’34” minutos)
Curta Metragem produzido pelo Cinema de Guerrilha da Baixada (Grupo de Cinema de São João de Meriti. Uma série sem seriedade alguma, que retrata a rotina e a sina dos frequentadores alcoolizados do bar do Caramujo. Sempre regado de bastante bebida e humor a série busca afogar as mágoas, as dúvidas e as dívidas de alguns e desafogar a alegria e a diversão de outros. E todos bebem, fugindo e encontrando a si mesmos.

ABDIAS NASCIMENTO, MOMENTOS POLÍTICOS (2006, 31 minutos)

Intervalo

UM AFRO-BRASILEIRO NO MUNDO, (2006, 26 minutos)

QUILOMBO (1984, 119 minutos)
Coprodução brasileira e francesa de 1984, drama dirigido por Cacá Diegues. O roteiro, baseado na obra Ganga Zumba, de João Felício dos Santos e Palmares, de Décio de Freitas.

Intervalo

PESQUE E PAGUE (2’10” minutos)
Curta Metragem produzido pelo Cinema de Guerrilha da Baixada (Grupo de Cinema de São João de Meriti)

ABDIAS NASCIMENTO (2011, 95 minutos)
Com roteiro e direção de Aída Marques, o filme conta a trajetória revolucionária do pioneiro ativista da luta pela cidadania do negro no Brasil, procurando mostrar que as questões levantadas por Abdias nos anos 40 e 50 do século passado ainda fazem parte do cotidiano nacional e ocupam as páginas dos jornais, ele colocou em questão temas centrais para a sociedade brasileira de sua época. Estes conflitos ainda fazem parte do cotidiano nacional. Fundador e revolucionário, do alto de seus 90 anos, Abdias é um monumento vivo à luta política e à coragem de ser autêntico.


Dia D – 23/11/2013 - 14:00 às 17:00

TÁ DIFICIL (1’26” minutos)
Curta Metragem produzido pelo Cinema de Guerrilha da Baixada (Grupo de Cinema de São João de Meriti), filme realizado em algum lugar de São Paulo, que mostra com bom humor a falta de acessibilidade aos portadores de nanismo.

ENTERRO DE ANÃO (27 minutos)
Curta Metragem produzido pelo Cinema de Guerrilha da Baixada (Grupo de Cinema de São João de Meriti).

ACERVO ABDIAS NASICMENTO / IPEAFRO: ACESSANDO A HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA (2010,16'35") ABDIAS NASCIMENTO (2011, 21 minutos) Direção de Fernando Bola. TV Câmara Intervalo ORFEU (1999, 111 minutos) O roteiro é baseado numa peça do poeta Vinícius de Moraes, adaptada por João Emanuel Carneiro, Cacá Diegues, Paulo Lins, Hamílton Vaz Pereira e Hermano Vianna. 

 

Desenvolvido em: Drupal
Sítio melhor visualizado em Mozilla Firefox
Equipe de desenvolvimento: DGTI - CODES

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Reitoria

Rua Pereira de Almeida, 88 - Praça da Bandeira - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20260-100 Telefone: (21) 3293-6000

Entre em contato conosco