Logo IFRJ

Estudantes do IFRJ rumo a Portugal

Três estudantes de graduação do IFRJ foram selecionados para participarem de um semestre letivo em instituições portuguesas. A oportunidade veio por meio do Edital 03/2023 Reari - CCISP (Portugal), de mobilidade acadêmica internacional. Os estudantes estão nos preparativos para iniciar o semestre letivo de 2024.1. 

Ana Cristina Baptista, estudante do Bacharelado em Fisioterapia do Campus Realengo, irá para o Instituto Politécnico de Coimbra; Italo Martins de Oliveira, da Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Pinheiral, irá para o Instituto Politécnico de Viseu; e Samara Silva de Medeiros Moreira, estudante do Bacharelado em Terapia Ocupacional do Campus Realengo, irá para o Instituto Politécnico de Leiria.  

Ana Cristina contou que, para ela, a mobilidade acadêmica é a realização de um sonho. “A cada passo para esse dia, ‘a ficha vai caindo’, sabe?! Sou grata a Deus pela oportunidade de estudar em uma instituição pública e por ela me proporcionar a oportunidade de tornar esse sonho real”, disse a estudante, que completou com um conselho para quem deseja seguir seus passos: “Acredite nos seus sonhos. O lugar que você nasceu não define os lugares nos quais você vai chegar. Você ainda vai ver muitos sonhos se tornarem realidade!", previu.

Italo afirmou que essa é uma oportunidade que sempre quis, desde mais novo. “E agora que está acontecendo, vou valorizar cada possibilidade dentro dela, que vai contribuir demais em tudo na minha vida, mas, principalmente, com meu maior foco no momento que é a minha formação. Estou muito ansioso para conhecer tudo do instituto. Quero saber dos trabalhos de ensino, pesquisa e extensão que são desenvolvidos lá e participar o máximo que eu conseguir nesse tempo. Um semestre passa tão rapidinho aqui fazendo o que eu gosto, quero muito fazer valer esse tempo lá", almejou.

Para Samara, a mobilidade acadêmica significa que, apesar de todas as adversidades que permeiam a formação dos discentes em uma universidade federal, também existem oportunidades únicas. “Essas oportunidades nos permitem conquistar e ocupar novos espaços, os quais podem estar para além da nossa instituição e, neste caso, até do país, o que demonstra a importância da nossa educação. Mais do que isso, significa que eu poderei pôr em prática aquilo que entendo como necessário para me tornar a profissional que desejo ser. Isto é, sair da minha zona de conforto, me propondo a conhecer o mundo através de diversas lentes. Por isso, assim como estudar em uma universidade federal era um sonho pra mim há anos atrás, a mobilidade acadêmica também se tornou um. E o fato de poder realizá-lo me deixa extremamente feliz e cheia de expectativas, pois acredito que irá gerar contribuições para a minha vida, algo que já tem ocorrido antes mesmo de eu estar lá", ressaltou.

Rodrigo Lemos, coordenador-geral de Relações Internacionais do IFRJ, afirmou ter ficado muito feliz com o resultado deste edital. “Pois isso mostrou que os estudantes do IFRJ estão cada vez mais engajados na busca por essas oportunidades. Importante também ressaltar que o fato de ter uma bolsa-auxílio aumenta a motivação de participação deles nesses programas e torna a mobilidade cada vez mais possível. Queremos aproveitar o momento de valorização da educação no âmbito nacional para fazer esses programas crescerem e contemplarem mais estudantes ainda", concluiu.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS