Conif seleciona textos sobre experiências de internacionalização da Rede Federal

Estudantes, egressos(as) e servidores(as) docentes e técnicos-administrativos podem enviar seus relatos

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) lançou o Edital CONIF/AI 09, para a seleção de textos para integrar o ebook “Vozes da Internacionalização: narrativas de estudantes e servidores(as) da educação profissional, científica e tecnológica”. O prazo de submissão é até 10 de setembro de 2023. A iniciativa é do Forinter e da Assessoria Internacional do CONIF, para compor a celebração dos 15 anos dos Institutos Federais.

A proposta da publicação digital é fazer uma coletânea de narrativas autênticas e inspiradoras sobre experiências de internacionalização da Rede Federal. O espaço será dedicado para a exposição de relatos de experiências de estudantes, egressos(as) e servidores(as) - docentes e técnicos-administrativos, inclusive de estudantes e servidores oriundos de parceiros internacionais.

Por meio dessas histórias, os(as) leitores(as) poderão conhecer de perto os desafios, as conquistas e os impactos transformadores da internacionalização no tripé ensino, pesquisa/inovação e extensão, a partir da visão daqueles(as) que vivenciaram esses processos.

“A proposta de idealização deste projeto partiu de dentro do IFRJ, por isso ficamos muito felizes quando o Conif e o Forinter abraçaram a ideia e lançaram este edital. É uma oportunidade de dar maior visibilidade às ações internacionais que têm trazido importante contribuição para o desenvolvimento das instituições e da Rede Federal”, contou o coordenador-geral de Relações Internacionais do IFRJ, Rodrigo Lemos.

A proposta configura-se também como uma prestação de contas lúdica, de certa forma, à sociedade das atividades realizadas, do seu alcance e do seu impacto nas comunidades interna e externa.

Mais informações podem ser encontradas no edital, disponível em: http://portal.conif.org.br/editais .