Conif discute expansão da Rede Federal e mobilização de servidores no país

A criação de novos campi de Institutos Federais no país e o movimento de paralisação de docentes e técnicos administrativos da Rede Federal estão entre as pautas que serão discutidas por reitores e reitoras, durante a 132ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Instituições de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), que acontece no Instituto Federal do Acre (Ifac).

O encontro, que conta com mais de 30 gestores de instituições federais das cinco regiões do país, teve início nesta terça-feira (09.04) e segue até o dia 11 de abril, em Rio Branco. Esta é a segunda vez que o Instituto Federal do Acre recebe uma reunião ordinária do Conif.

Conforme explica o reitor do IF Goiano e presidente do Conif, Elias Monteiro, as duas temáticas serão apresentadas durante o encontro, assim como também serão realizadas discussões sobre a alimentação escolar, no que se refere aos valores para construção de novas estruturas, aquisição de alimentos e contratação de profissionais.

“A expansão e consolidação da Rede Federal está entre as temáticas que iremos discutir durante a 132ª Reunião do Conif. A ampliação da Rede é algo muito importante, mas também precisamos dedicar discussões voltadas para as unidades que necessitam de um olhar mais especial. Outro ponto de pauta são as reivindicações de nossos técnicos administrativos e docentes, no que se refere à recomposição salarial”, ressaltou Elias Monteiro.

Recentemente, o Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), anunciou a criação de 100 novos campi de Institutos Federais em todo o país. No Acre, o Ifac foi contemplado com a instalação de uma unidade, que deverá ser construída no município de Feijó. A expectativa, conforme apresentada pelo Executivo Federal, é de que as inaugurações aconteçam até 2026.

Conforme o Sindicato Nacional de Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), servidores de 436 unidades da Rede Federal, em 23 estados brasileiros, já paralisaram as atividades docentes e administrativas. No Acre, os campi localizados em Cruzeiro do Sul, Rio Branco, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri estão em greve, por tempo indeterminado, desde o dia 08 de abril. Servidores da Reitoria, iniciam o movimento de paralisação na próxima sexta-feira (12.04).

Dentre as pautas do movimento grevista estão: reestruturação das carreiras de técnico-administrativos (PCCTAE) e docentes (EBTT), recomposição salarial, revogação de todas as normas que prejudicam a educação federal aprovadas nos governos entre 2016 e 2022, além da recomposição do orçamento e reajuste imediato dos auxílios e bolsas dos estudantes.

Criado em 2009, o Conif é formado por 41 instituições, sendo 38 Institutos Federais (IFs), dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II, que totalizam mais de 600 unidades no país. O Conselho é responsável pela promoção de políticas de desenvolvimento nas áreas de educação, pesquisa e inovação, o Conif tem como foco o fortalecimento das instituições que ofertam ensino técnico e tecnológico no país.

Diretoria de Comunicação do Conif

​Texto: Lisânia Ghisi/Diretoria Sistêmica de Comunicação do Ifac