Logo IFRJ

Conheça o projeto Siprex

A equipe de pesquisadores do Campus Nilópolis em parceria com o Campus Realengo e Campus Engenheiro Paulo de Frontin desenvolveram uma solução tecnológica. A Siprex é um software para prescrição de exercícios em tratamento fisioterapêuticos. A equipe vem desenvolvendo esse projeto com bolsas PIBITI e Proinova, e chegou a apresentar o projeto na JIT e na RIW de 2022 e 2023.

O SIPREX permite que o profissional fisioterapeuta registre a avaliação do seu cliente, prescreva exercícios, registre atendimentos e monitore a realização das sessões e a correta execução dos movimentos com uma única ferramenta.

Desta forma, o profissional otimiza seu tempo e organiza seu trabalho, possibilitando aumento do número de atendimentos, principalmente quando se trata de ginástica laboral. Utilizam inteligência artificial para identificar a realização correta do exercício a partir de uma câmera (celular ou computador). 

O projeto Siprex ficou na colocação 61 de mais de 2000 projetos submetidos ao edital “Centelha II RJ – Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores”, que é um programa voltado à criação de empreendimentos inovadores e à difusão da cultura empreendedora, lançado pela FAPERJ e a Financiadora de Estudos e Projetos Finep em 2023. Apenas 100 desses 2000 projetos submetidos estão na terceira fase. E o Siprex estará em fase de se organizar como spinoff do IFRJ.

O edital Centelha é promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação MCTI e pela Financiadora de Estudos e Projetos Finep, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq.

O projeto Siprex ganhou, ainda, menção honrosa na apresentação da JIT de 2023 e é desenvolvido com auxílio de alunos dos campi Nilópolis e Realengo. Em 2022 realizaram o registro de software Siprex no INPI, assim como registro de marca. 

“A Agência de Inovação tem orgulho de apresentar o projeto Siprex e seu desdobramento e parabenizar a equipe de servidores e estudantes que o desenvolveram, afirma a diretora da agência de inovação do IFRJ” Patrícia Ferreira.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS