Começa a XI JIT, o VI Fórum ITE e a I JPG no IFRJ

O IFRJ dá início à XI Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica JIT, ao VI Fórum de Inovação, Tecnologia e Educação ITE e à I Jornada de Pós-Graduação JPG no campus Rio de Janeiro. Os eventos serão realizados até amanhã, dia 8, e contemplam 15 campi do IFRJ, além do público externo.

Está prevista a realização de eventos culturais, mesas-redondas coordenadas, palestras com pesquisadores externos, comunicações orais, sessões de pôsteres e minicursos. Confira aqui a programação completa.

A mesa de abertura do evento foi formada pelo reitor do IFRJ, professor Paulo Assis; pela pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação, Mira Wengert; pelo diretor de Extensão, Pesquisa e Inovação do campus Rio de Janeiro, Clenilson da Silva e pela diretora-geral do campus Rio de Janeiro, Florinda Cersósimo.

O reitor Paulo Assis agradeceu a presença de alunos de todos os campi, parabenizou a organização e falou sobre o compromisso da sua gestão em melhorar a instituição de todas as maneiras possíveis. “Conseguimos trazer mais 500 servidores só nesse período, o que possibilita o desenvolvimento de projetos e a melhoria de nosso ritmo de trabalho”. Sobre o evento, Paulo Assis ressaltou que mais do que nunca é preciso entender que a pesquisa é fundamental e que nada deve impedir o processo criativo, tão essencial aos professores e alunos. “Todos que aqui estão sabem o quanto é importante produzir, ter novas ideias, alimentar a criatividade”.

Outro assunto abordado pelo reitor foi a atual situação da Rede Federal. Ele fez um alerta sobre a necessidade de um ato de resistência face aos problemas que se avolumam. “Se levarmos em conta que temos uma Rede Federal com 644 campi em todo o Brasil, o cenário atual é mais do que preocupante. Para que vocês tenham uma ideia, o nosso orçamento este ano é menor do que o de 2015, e isso em um contexto que envolve os novos campi e o aumento de nossas despesas”. O reitor terminou sua fala em tom emocionado. “Sejamos resistentes! E essa resistência deve se dar através de nosso trabalho. Porque nosso trabalho é exatamente o de promover e acreditar sempre em um ensino público, gratuito e de qualidade”.

Mira Wengert destacou o empenho de todos que participaram da organização do evento, que vai permitir a alunos, orientadores e convidados discutirem e trocarem experiências. Ela lembrou do trabalho que vem sendo desenvolvido pela PROPPI nos últimos anos. “Estamos no último ano dessa gestão, e acredito que fizemos um bom trabalho, que vamos deixar um legado importante. Dentre tanta coisa que foi feita, nós duplicamos o número de editais, celebramos 10 convênios, temos 4 cursos de pós-graduação etc”.

O diretor Clenilson falou sobre a difícil tarefa de organizar um evento deste porte, agradeceu a todos e disse esperar que a experiência exitosa de ter uma diretoria de Extensão, Pesquisa e Inovação no campus Rio de Janeiro seja estendida a outros campi.

Por fim, Florinda Cersósimo, disse que estava orgulhosa em sediar mais este evento. “Gente, é um prazer enorme receber todos vocês aqui. Nossos alunos são a razão de ser do IFRJ”.

XI JIT
A Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica (JIT) é um evento que ocorre anualmente desde 2006, atendendo à premissa de divulgação científica estabelecida pela Resolução 17 do CNPq, constituindo-se como espaço de divulgação, troca e aprendizado dos alunos e professores envolvidos nos Programas de Iniciação Científica e Tecnológica do IFRJ. Da mesma forma, pretende despertar a vocação científica e incentivar novos talentos nos ensinos médio e superior. Este ano, este evento está em sua décima primeira edição.

FÓRUM ITE
O Fórum de Inovação, Tecnologia e Educação começou como um evento bienal constituído de ações propositivas voltadas para a disseminação da cultura de inovação e para a discussão sobre a política institucional de proteção à propriedade intelectual (PI) e outras formas de transferência de tecnologia. O Fórum ITE, que, devido ao seu sucesso no que tange a público e diversidade/qualidade de trabalhos apresentados, foi passado à categoria de evento anual, pretende oferecer, nesta sexta edição, espaço para a ampliação das ações que integram as dimensões estruturantes do eixo ensino-pesquisa-extensão do IFRJ.

JPG
A Jornada de Pós-Graduação (JPG), em sua primeira edição, apresenta-se como uma iniciativa acadêmica da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação e constitui-se, sobretudo, na apresentação de trabalhos que visem à divulgação da produção dos pós-graduandos e egressos recentes (até 2 anos) dos cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu do IFRJ. O objetivo do evento é propiciar a integração e a troca de experiências e de informações entre pesquisadores e estudantes de pós-graduação bem como estabelecer e fortalecer espaços de debates em torno de temas relevantes para os cursos e programas do IFRJ.