Começa o Fórum de Pró-Reitores de Graduação da Região Sudeste

mesa de abertura

O campus Rio de Janeiro do IFRJ sedia este ano o Fórum de Pró-Reitores de Graduação da Região Sudeste – ForGRAD. O evento, que terá palestras e mesas-redondas, começou hoje, dia 1, e vai até amanhã. O tema este ano é “A Trajetória Acadêmica dos Graduandos: Desafios e perspectivas”.

HOMEM DE CABEÇA PARA BAIXO na capoeira

Tradição, ginga e muita emoção na capoeira

A abertura do evento ficou por conta do grupo Abadá Capoeira, que saudou a todos os presentes no auditório e realizou uma animada roda de capoeira no palco.

A mesa de abertura foi formada pelo reitor do IFRJ, professor Paulo Assis; pelo pró-reitor de Graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie e coordenador Nacional do Forgrad, professor Cleverson Pereira de Almeida; pela pró-reitora de Graduação do IFRJ, Elizabeth Augustinho e pela diretora-geral do campus Rio de Janeiro, Florinda Cersósimo.

O desafio de discutir a Educação

Paulo Assis agradeceu a escolha do IFRJ para a sede do Fórum na região Sudeste, falou sobre o IFRJ e deu um destaque para a atual situação no cenário econômico e nos impactos à Rede Federal. O reitor lembrou os esforços que estão sendo feitos pelos servidores da Educação e pelo CONIF. “Recentemente foi realizada uma audiência pública em Brasília, no Senado Federal. Infelizmente, o MEC não estava representado. Mas esse movimento é importante, e nesse sentido a audiência foi uma oportunidade de discussão dos problemas por que passam as instituições de ensino da Rede Federal”. Por fim, Paulo Assis ressaltou a importância de um evento como o Forgrad. “Que saíamos daqui mais esperançosos, otimistas, para que consigamos formar cidadãos comprometidos com o Brasil melhor”.

A pró-reitora de Graduação, Elizabeth Augustinho, falou do desafio em organizar um evento tão importante, capaz de fortalecer a política da educação superior. “Sabemos que este é um momento ótimo para discussões, para elaboração de propostas reais, que estarão na carta que será produzida por conta deste Fórum”. Beth agradeceu a participação de pró-reitores de outros estados e destacou o trabalho de toda a sua equipe.

Florinda Cersósimo enfatizou o papel primordial do ensino de graduação no Brasil. “Temos problemas de evasão, de repetência, e temos agora, devido às mudanças recentes implementadas, a necessidade reavaliar essas questões sob um novo prisma”.

O professor Cleverson Pereira de Almeida e o reitor Paulo Assis

Cleverson Pereira disse que o Forgrad é uma excelente oportunidade para uma reflexão coletiva sobre temas históricos e também emergentes. “Acredito que este seja um ambiente propício para repensarmos nossos caminhos e mais do que isso, de formularmos novas questões. Afinal, temos este desafio permanente e fundamental na busca por uma sociedade melhor”.

O Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação é constituído por todos os pró-reitores de Graduação, ou ocupantes de cargos equivalentes, das Instituições de Ensino que oferecem cursos de Graduação.

Este Fórum tem por objetivos elaborar políticas e diretrizes básicas que permitam o fortalecimento das ações comuns e inerentes às Pró-Reitorias, em nível nacional e regional. E também contribuir para a formulação e implementação de políticas públicas de Educação Superior, que visem ao pleno desenvolvimento do país de forma articulada com órgãos governamentais e outros segmentos da sociedade civil.