Logo IFRJ

Colégio de Dirigentes debate dimensionamento de cargos e funções no IFRJ

O IFRJ realizou mais uma reunião do Colégio de Dirigentes, no dia 10 de julho, no auditório da Reitoria, no centro do Rio. O encontro, que contou com a presença dos diretores gerais, pró-reitores e reitor da instituição, teve como um dos principais pontos de pauta a análise dos estudos no modelo de dimensionamento de cargos e funções.

Os trabalhos foram conduzidos com base na Portaria de Pessoal/IFRJ n° 1222, de 02 de agosto de 2022, que designou os Diretores Gerais como membros da comissão de trabalho do Colégio de Dirigentes para o estatuto e implementação do modelo de dimensionamento de cargos efetivos, cargos de direção, funções gratificadas e comissionadas no âmbito dos Campi do IFRJ.

Durante a reunião, os grupos de trabalho estabelecidos em portaria apresentaram o resultado da consolidação dos estudos realizados no último semestre. Esses grupos trabalharam intensamente, pensando em perspectivas de futuro e construindo demandas relacionadas aos cargos e funções dos campi do IFRJ.

A apresentação dos resultados foi feita para todo o grupo, e os diretores gerais e pró-reitores que compõem o Colégio de Dirigentes tiveram a oportunidade de discutir, debater e apresentar suas principais considerações. Como encaminhamento, ficou estabelecido que os coordenadores dos grupos de trabalho se reunirão para finalizar uma apresentação única e propor soluções e estratégias para a necessidade de funções.

Segundo o reitor do IFRJ, Rafael Almada, essa discussão foi muito madura e mostra um crescente amadurecimento da instituição para pensar essa questão. “Lembro-me do início dessa discussão em 2018, quando enfrentamos algumas resistências. Hoje, a instituição demonstra o amadurecimento necessário para lidar com esse tema de forma construtiva. De acordo com Rafael, é fundamental pensar coletivamente e considerar as demandas de todos os campi. “Além disso, precisamos investir em infraestrutura para oferecer condições adequadas aos nossos servidores e estudantes. Estamos avançando nesse processo e, na próxima reunião, apresentaremos a consolidação do trabalho e definiremos juntos o melhor caminho para o dimensionamento de cargos e funções do IFRJ".

Uma perspectiva única da tipologia "70/45" será adotada no trabalho, visando estabelecer o mínimo necessário de funções, especialmente funções de coordenação, funções gratificadas e o alinhamento de alguns cargos. Além disso, a necessidade de pensar na infraestrutura e em melhorias também foi discutida, resultando na criação do programa de investimentos do IFRJ, que em breve será anunciado à comunidade.

A discussão coletiva sobre o dimensionamento de cargos e funções demonstra o amadurecimento da instituição e a busca por uma abordagem mais eficiente e alinhada às necessidades da comunidade acadêmica. Os próximos passos serão apresentar a consolidação desse trabalho e alinhar os diretores gerais e pró-reitores quanto ao melhor caminho para a construção do modelo de dimensionamento de cargos e funções do IFRJ.

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS