Avança a implementação de curso de graduação à distância no Consórcio Cederj

O reitor do IFRJ, Rafael Almada, recebeu a visita do vice-presidente da Fundação Cecierj, Gerson Oliveira dos Anjos Junior, para discutir o encaminhamento da última reunião do Conselho Superior da Fundação Cecierj/Consórcio Cederj que aprovou o primeiro curso a ser ofertado do IFRJ. O encontro aconteceu no dia 10 de julho no prédio da Reitoria.

Na ocasião, foi debatida a continuidade da adesão do IFRJ ao Consórcio Cederj (Centro de Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro), aprovada pelo Conselho Superior da Fundação Cecierj em 2 de abril de 2018. Desde então, o IFRJ buscava uma oportunidade clara de contribuir com um curso de educação à distância para o consórcio. Esta chance chegou neste ano com a aprovação do curso de jogos digitais

Na última reunião do Conselho Superior da Fundação Cecierj/Consórcio Cederj foi apresentada uma proposta para a implementação do primeiro curso de educação à distância do IFRJ. O curso escolhido foi o Superior de Tecnologia de Jogos Digitais do Campus Engenheiro Paulo de Frontin, em virtude da expertise que o campus adquiriu com o curso de pós-graduação em educação à distância.

A reunião contou com a presença do diretor-geral do Campus Engenheiro Paulo de Frontin, Ricardo Kneipp, do diretor-executivo da Reitoria, Luiz Fernando Caldas, e da equipe da Fundação Cecierj, incluindo o vice-presidente Gerson Oliveira dos Anjos Junior. Durante o encontro, foram alinhados os principais encaminhamentos para a consolidação e implementação do curso de graduação em educação à distância nos próximos anos.

O objetivo é atender a diferentes polos e, para isso, serão formados três grupos de trabalho: um grupo para tratar da infraestrutura necessária, outro para a construção do material didático e um terceiro para a elaboração do próprio curso. Essa divisão de tarefas permitirá um progresso mais eficiente e efetivo na implementação do curso.

A pró-reitora de Ensino, Alessandra Paulon, destacou a importância dessa ação para consolidar os investimentos realizados na área de educação à distância. Segundo ela, o curso de graduação à distância complementa o trabalho já desenvolvido no Campus Engenheiro Paulo de Frontin, enriquecendo a oferta educacional da instituição.

Com o avanço nessa iniciativa, o Instituto Federal do Rio de Janeiro reafirma seu compromisso em promover a educação de qualidade, adaptando-se às demandas contemporâneas e oferecendo oportunidades de formação acessíveis e alinhadas com as necessidades do mercado de trabalho.

O próximo passo será a consolidação dos grupos de trabalho e o início das atividades para tornar o Curso Superior de Tecnologia de Jogos Digitais do Campus Engenheiro Paulo de Frontin uma realidade na modalidade de ensino à distância, fortalecendo ainda mais o papel do IFRJ como referência na área de educação tecnológica.