“1º Encontro Escola-Comunidade” abre portas do campus Duque de Caxias

O campus Duque de Caxias sediou o “1º Encontro Escola-Comunidade” no dia 23/03. O evento aconteceu das 9h às 15h e ofereceu diversas atividades de serviço e lazer, abertas à participação da comunidade externa. Organizada pela Coordenação de Extensão (Coex) do campus, com o apoio de servidores, alunos e parceiros, a ação pretendeu aproximar o IFRJ da comunidade local.

Foram realizadas oficinas de confecção de currículo, sal temperado, fabricação de sabão, auto maquiagem; prestação de serviços de dentista, aferição de pressão, teste de HIV e de glicose, corte de cabelo, manicure, design de sobrancelha, tranças; atividades para crianças (como slime, desenho, espaço baby, bonecas abayumis) e idosos (inclusão digital e dança); além de bazar, serviços da prefeitura e exposições.

A coordenadora de Extensão do campus Duque de Caxias, Lívia Tenório, reforçou o objetivo de aumentar a aproximação entre Instituto e comunidade. “Queremos mostrar para eles que estamos ali para servi-los. E foi isso que fizemos no último sábado. Conseguimos oferecer serviços à comunidade, graças a diversas parcerias. O evento contou com aproximadamente 200 visitantes, além dos alunos, servidores e seus familiares. Foi um momento muito prazeroso de troca e também aproveitamos para divulgar os cursos que são oferecidos no nosso campus”, contou.

Gabriel Matheus dos Santos de Araújo, aluno do 3º período do curso de Licenciatura em Química, disse ter se sentido gratificado por presenciar e ajudar em um evento com um grande potencial, realizado em uma região que, segundo ele, não é privilegiada socialmente. “É lindo a gente observar como um instituto federal pode promover mudanças e mobilizações, oferecendo serviços de grande importância para a sociedade. Fazer com que a escola e a comunidade dialoguem é algo que merece ser destacado, pois foi isso que percebi: o ambiente escolar participando ativamente e abrindo as portas para a sociedade e todos dispostos a ajudar e abraçar o evento”, destacou.

Gabriel, que é morador de Duque de Caxias, afirmou nunca ter participado de um evento tão completo na cidade. “A capacidade de abrir as portas e abraçar a comunidade que vive em seu entorno foi muito grande. Quero deixar meus parabéns à equipe organizadora e dizer que estou à disposição para ajudar e atuar em mais eventos como esse, pois foi algo marcante para mim e que só contribuiu para minha formação acadêmica como futuro professor”, concluiu.

O evento contou com o apoio do campus Realengo do IFRJ; da Fundação de Apoio à Escola Técnica, Ciência, Tecnologia, Esporte, Lazer, Cultura e Políticas Sociais de Duque de Caxias (Fudenc); da prefeitura de Duque de Caxias; da RedeOrto; do Grupo pela Vidda RJ; da Cultura Inglesa; e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras).